Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações
🔀
Comprometido com a governança, a inovação e a responsabilidade socioambiental, o Núcleo ESG no Transporte foi lançado nesta quarta-feira, 12 de novembro pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (Sitran). Esse lançamento ocorreu dentro da programação da Feira do Transporte e Logística 2025 e tem como objetivo unir lideranças empresariais, instituições e profissionais na busca de práticas sustentáveis no setor.

Na solenidade, o presidente do Sitran e da Fetranslog 2025, Ivalberto Tozzo, o vice-presidente do Sitran e coordenador geral da feira, Luiz Alberto Framento, e os membros da coordenação do núcleo assinaram documento que formaliza o regimento e respectiva constituição do novo organismo. Ivalberto destacou o apoio do Sitran, a relevância do projeto para as empresas transportadoras de cargas e disse que o núcleo ESG do transporte em Chapecó é um dos primeiros do Brasil. 
O Núcleo ESG no Transporte tem como coordenador Marcos Ceratto, como primeira vice-coordenadora Caroline Constanci Bettanin e como segundo vice-coordenador Silvio Pércio. Depois de empossado, Marcos Ceratto mencionou a sustentabilidade como diferencial competitivo no mercado. Ao falar de governança, citou que 90% das empresas do País são de ordem familiar e dessas apenas 11% chegam à terceira geração. "Isso significa que precisamos investir no planejamento da sucessão familiar, outro papel do ESG”, frisou. Acrescentou da necessidade de investir no pilar social, com base na inovação, cooperação e compromisso com a sustentabilidade. 
A proposta de criação do projeto foi apresentada em evento no Sest Senat Chapecó em 6 de agosto. Com a participação de lideranças do setor de transporte, o detalhamento foi feito pela diretora executiva do Sitran, Danielle Camini, e pela coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat Chapecó, Cristiane Bresciani. 
 
SUSTENTABILIDADE NO TRANSPORTE
Também fez parte da programação na Fetranslog, antes do lançamento do núcleo, o painel "Do Asfalto à Imagem: Como a Sustentabilidade Impulsiona o Transporte”, mediado por Viviane Negri e como painelistas a advogada ambiental Loraine Bender e a engenheira ambiental Vanessa Quadros.
As painelistas destacaram, entre outros fatores, a sustentabilidade como diferencial exigido até em nível internacional. Também comentaram sobre a importância de medir e documentar as práticas sustentáveis das transportadoras, documentação que deverá ser obrigatória num futuro próximo. 
 
EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS
Texto: Nádia Venancio – extra@extracomunica.com.br – (049)3312-2572 / 98402-4331 


Tags:transporte, chapecó, núcleo, logística, esg, sitran e presidente377 palavras4 min. para ler