Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações
🔀
O 2º Simpósio da Integração Logística do Sul ocorre em Chapecó nesta sexta-feira, 14 de novembro, com a participação de representantes do setor produtivo, lideranças nacionais e regionais, especialistas e autoridades políticas dos Estados do Sul e Centro-Oeste. A iniciativa faz parte da programação da Feira do Transporte e Logística (Fetranslog), que vai até sexta-feira às 22h.

Toda programação ocorrerá no salão nobre da Unochapecó, das 8h30 às 13h30, com três painéis, uma palestra magna e debates. Conforme o coordenador do simpósio, Lenoir Broch, a intenção é de provocar reflexões e ações concretas para o avanço da infraestrutura de transportes no País, especialmente no Oeste Catarinense como região estratégica para o escoamento da produção agroindustrial. Durante o encontro também será entregue às autoridades a Segunda Carta do Movimento Pró-Ferrovias, com proposições de diretrizes e reivindicações prioritárias para o avanço da malha logística e ferroviária no Sul do País.
A realização do simpósio tem o apoio da comissão organizadora da Fetranslog 2025 e de outras instituições, como Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (Acic) e Centro Empresarial de Chapecó (CEC). Outros realizadores são: Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc); Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc); e Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne).
 
A PROGRAMAÇÃO
As atividades do simpósio iniciarão com o painel "Ponto de Virada: Desafios e Caminhos para o Transporte Seguro e Sustentável”, às 8h45, com mediação do presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul e executivo da ArcelorMittal, Marcelo Luís de Campos. Serão painelistas: o diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Elias Vieira; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó e Região (Sitran) e da comissão organizadora da Fetranslog, Ivalberto Tozzo; e o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da entidade, Mário Antônio Pereira Borba.
A palestra magna "Desafios para o Abastecimento da Indústria Brasileira” começará às 9h50. Será ministrada por Arene Trevisan, diretor executivo de Suprimentos na JBS/Seara e representante da ABPA. Outro painel que ocorrerá tem o tema "Do Campo à Indústria: O Papel das Cooperativas na Cadeia de Abastecimento”, com início às 11h10. Terá mediação do presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, e como painelistas o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken; o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta; e o presidente da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), Romeo Bet.
O Simpósio da Integração Logística do Sul será encerrado com o painel "A Visão Governamental sobre a Logística Integrada”, das 12h15 às 13h15, mediado pelo diretor de Ferrovias e Agronegócio da Facisc, Lenoir Broch. Serão painelistas: o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins; o secretário Adjunto de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Clóvis Garcez Magalhães; o diretor de operação da Ferroeste, Gerson Fabiano Almeida; e a prefeita de Nonoai-RS e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Adriane Perin de Oliveira.
 
EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS
Texto: Nádia Venancio – extra@extracomunica.com.br – (049)3312-2572 / 98402-4331 

Tags:santa, toda, sul, logística, abpa, animal e simpósio550 palavras6 min. para ler